domingo, 29 de maio de 2011

História de Amor























Era uma vez... um casal apaixonado que saiu do casamento para passar lua-de-mel em Nova York. Um mês depois, estavam voltando e resolveram passar em uma estrada deserta e estreita. Era a estrada do amor; todos que se apaixonavam tinham que atravessar essa estrada para ter sorte no amor. Passado alguns dias eles foram para praia  e chegando lá, começaram a discutir. Ele brigou com ela, ela com ele e perceberam que um não queria mais o outro.
Um amor tão grande que só restou saudades...Ela passou muito tempo na frente do telefone esperando um telefonema do seu amor. Ele foi reencontrá-la naquele lugar antes tão lindo, agora tão escuro e pensou em falar para ela "Oh, meu amor, volta pra mim que eu nunca vou amar outra mulher". Flávia, de tanto esperar, lhe escreveu uma carta dizendo-lhe "Amor, eu te amo e te admiro muito, não quero jamais me separar de você". Nayldo lhe respondeu "Oh, Flávia, me perdoe por tudo!! Eu prometo-lhe que nada vai nos separar! Eu te amo."






Esta história foi elaborada pelos alunos Naildo Sena, Rogério Bastos e Lucas Reis, a partir da dinâmica do Baralho Ilustrado, trabalhado em sala de aula no dia 28/04/2011.

sábado, 21 de maio de 2011

Internetês x Gramática

Na aula do dia 19/05/2011, discutimos em sala o Internetês (linguagem utilizada como meio de comunicação no espaço virtual). E vimos que há muitas divergências em relação ao surgimento dessa modalidade de comunicação. Algumas pessoas dizem que o internetês empobrece a Língua Portuguesa, porque além de diminuir e/ou abreviar as palavras, não leva em consideração a acentuação nem a pontuação. Por outro lado, há aqueles(as) que, mesmo que o interntês represente algum tipo de infração das normas gramaticais, entende que esta  modalidade é mais utilizada por aqueles(as) que querem mais rapidez na escrita, usuários que buscam uma interação de uma forma mais dinâmica e mais simplificada. Além disso, a pesquisadora Josiani Neves diz que o(a) usuário(a) sabe a hora de deixar o internetês em casa e escrever de acordo a língua padrão.
E você, o que acha? Você vê o internetês como uma forma de comunicação que empobrece ou enriquece a Língua Portuguesa? Deixe sua opinião e experiência!!!

Quem sou eu?




 Almeni é nossa aluna de Camamu-BA, mas mora aqui em Jequié. É trabalhadora e esforçada. 
Maria, nossa monitora, todos/as já conhecem, né?










Isabel é super divertida e carinhosa. Sabe reconhecer seus erros e é batalhadora, responável e dedicada.

Soleane é evangélica e congrega na igreja Assembleia de Deus, ela é um pouco tímida mas isso não a impede de sair e fazer amizades.

  


Luan é tímido, extremamente responsável e dedicado aos estudos. Ah, e gosta muito das aulas de português!!!
  Aumiro gosta viver o presente, é apaixonado pela vida, compromissado e responsável em tudo que faz além de star sempre disposto a aprender coisas novas. Por tudo isso tem muito orgulho de si. 

Rogério, sempre quieto por ser tímido, muito observador e esforçado. Cumpre tudo que se propõe a fazer e está sempre de bem com a vida.


Lucas é um jovem muito alegre e companheiro. Declara que o que há de mais precioso em sua vida é sua família. É evangélico, pratica esportes, gosta de sair com os amigos para cachoeiras e rios para refrescar a mente!!




Jolean passa por bons momentos em sua vida e gosta de quem gosta dele. Ele se permite adquirir novos conhecimentos, tem muita força de vontade e sua meta é realizar seus sonhos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Amor, I love you

 
Vídeo da Música Amor, I Love You, da cantora e compositora Marisa Monte. Esta música  foi trabalhada com a turma na aula sobre Romantismo no Brasil.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quem sou eu?


 Rosenilda não gosta de brincadeira com ela mas é uma pessoa maravilhosa, que pretende cursar faculdade e por ser evangélica, jamais sairá dos pés de Cristo. Natiele, por ser extrovertida, adora sair nos finais de semana com as amigas e com o noivo.
  

Edileuza é uma moça dedicada àquilo que faz e pensa. Ela gosta de assitir tv, de estudar e, é claro, se divertir. Não desgruda de sua amiga, Jucilene, que não gosta muito de sair. Ela é uma pessoa muito amiga e companheira, que  o diga Edileuza!!






quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quem sou eu?

 Jarlon, este menino veio para fazer a diferença no mundo. É tranquilão, gosta de curtir a vida, dançar e deseja a todos neste ano, muita paz, diversão e alegria. Ao seu lado, vemos aí Evellin Christyna, mãe ogulhosa do Erick, que gosta sempre de mostrar a todos o seu lado divertido e espontâneo.



Esses três...Crislei, Jarlon e Uilian. Jarlon, vocês já conhecem pois já foi apresentado mais acima. Crislei é solteiro, humilde, trabalhador e...pertuba os colegas!!! Uilian é nosso cozinheiro: adora fazer pastel, além de ser um grande atleta: joga futebol, handebol, vôlei e futsal!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Quem sou eu?



 Aglediane prefere ser chamada de Diane e gosta muito de dançar, ler e ouvir música. Ela não se preocupa com status nem dinheiro, quer apenas ser feliz. Verônica não permite que a timidez lhe tire seu maior prazer: dançar!! Essa moça, natural de Itagi, é uma pessoa muito alegre e adora sua família. Jéssica não deixa sua companheira Aglediane só. As duas estão sempre unidas e vivendo da melhor forma possível a vida!!







 Maria é super divertida, engraçada, simpática e calma. Gosta muito de ler a Bíblia e é evangélica. Ela nunca desiste de seus sonhos porque ela tem Deus em seu caminho. E sabe que sempre poderá contar com Jaqueline, essa morena de cabelos cacheados!! E mesmo com os pais estando distantes, ela consegue ser feliz pois estão sempre em contato.



Analice é aquela que você pode odiar mas, com certeza, poderá amar!!Ela não é romântica e sim apaixonada. Esta moça pode não ser perfeita porém é dona de si e de suas vontades!!








  

Tatiane é negra com muito orgulho!!Ela confia em Deus em primeiro lugar e tem consciência de que estudando poderá melhorar seu futuro. Tatiane adora visitar o Abrigo dos Velhos, segundo ela mesma diz "eles estão sempre alegres, transmitindo força e trocando valiosas experiências".










Este gato, como ele mesmo diz, é Naildo gosta de se divertir, é uma pessoa alegre e gosta muito de brincar com as pessoas. Ele sonha em cursa Medicina na faculdade e vai fazer de tudo para que este sonho se torne realidade.

domingo, 1 de maio de 2011

Por que / Por quê / Porque ou Porquê?

O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê

Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque  tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola


Este artigo foi reetirado do site http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm 

Dicionário "Internetês"

Vc = Você - Pronome Pessoal
Naum = Não - Advérbio de Negação
Hj = Hoje - Advérbio de tempo
Tc = Teclar - Verbo da 1ª Conjugação
Blz = Beleza - Substantivo Feminino Singular
Bj = Beijo - Substantivo Masculino Singular

E você, tem mais sugestões para nós?