sábado, 21 de maio de 2011

Internetês x Gramática

Na aula do dia 19/05/2011, discutimos em sala o Internetês (linguagem utilizada como meio de comunicação no espaço virtual). E vimos que há muitas divergências em relação ao surgimento dessa modalidade de comunicação. Algumas pessoas dizem que o internetês empobrece a Língua Portuguesa, porque além de diminuir e/ou abreviar as palavras, não leva em consideração a acentuação nem a pontuação. Por outro lado, há aqueles(as) que, mesmo que o interntês represente algum tipo de infração das normas gramaticais, entende que esta  modalidade é mais utilizada por aqueles(as) que querem mais rapidez na escrita, usuários que buscam uma interação de uma forma mais dinâmica e mais simplificada. Além disso, a pesquisadora Josiani Neves diz que o(a) usuário(a) sabe a hora de deixar o internetês em casa e escrever de acordo a língua padrão.
E você, o que acha? Você vê o internetês como uma forma de comunicação que empobrece ou enriquece a Língua Portuguesa? Deixe sua opinião e experiência!!!

6 comentários:

  1. Acho que o Internetês deixa a pessoa mal acostumada. Isso pode sim atrapalhar em alguns concursos,provas,vestibulares etc. Mas nao acho que empobrece nao :D

    ResponderExcluir
  2. I think not impoverished but can complicate your life when you least expect. In a public tender or even in the classroom.

    ResponderExcluir
  3. Eu considero o "internetês" uma ferramenta ótima, mas não concordo com o que autora diz, que o/a aluno/a "sabe a hora de deixar o internetês em casa e escrever de acordo a língua padrão". Eu acho que as pessoas podem "se esquecer" e escreverem assim em qualquer lugar, em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  4. Como a língua é viva, diversa, e está em constante mutação, a forma mais eficaz e eficiente de manter, preservar, o que temos como língua padrão é a prática diária. Se uma parcela jovem, usuários presentes e futuros da língua, utiliza tantas modificações deturpadas no seu cotidiano, é coerente imaginar que a língua irá se direcionar para estas facilidades exóticas, diferentes.

    ResponderExcluir
  5. *Acredito que nossa língua é viva... é elástica... Está em constante mudança. Não podemos ignorar esse fato. O internetês pode deixar a "galera" mal acostumada sim... MAs é uma variação linguística... Não pode ser desconsiderado!

    ResponderExcluir
  6. Exato: Não deve ser desconsiderado. Deve ser considerado incorreto, desvio, óbice academicista.

    ResponderExcluir